![]() |
| Vitamina E |
A vitamina E é um antioxidante lipossolúvel que é essencial para a manutenção de uma pele saudável; refere-se a um grupo de oito compostos solúveis em gordura que incluem os tocoferóis e os tocotrienóis.
Os tocoferóis são a forma mais abundante de vitamina E no corpo, consistindo em quatro formas diferentes (alfa, beta, gama e delta-tocoferol). Os tocotrienóis, os quais são encontrados no corpo, em menor quantidade, igualmente existem em quatro formas diferentes (alfa, beta, gama e delta-tocotrienol).
A forma predominante de vitamina E encontrada e mantida no corpo, na pele, é alfa-tocoferol, no entanto, a pele também pode conter quantidades mensuráveis de gama-tocoferol e outros tocoferóis e tocotrienóis derivados da dieta.
Benefícios da Aplicação Tópica de Vitamina E
- Anti-envelhecimento
A vitamina E e outros antioxidantes, como a vitamina C e A, são uma parte importante do sistema de proteção celular. Os antioxidantes ajudam a proteger as células dos danos oxidativos causados pelos radicais livres, moléculas que causam danos à pele, fazendo acelerar o seu processo de envelhecimento. A aplicação tópica de vitamina E estimula a síntese de colagénio, uma proteína fundamental à firmeza e elasticidade da pele, prevenindo e ajudando a reduzir linhas e rugas.
A vitamina E impede a perda de água da pele, ajudando a manter a sua humidade natural. Desta forma, torna a pele sem brilho e de aparência seca, em uma pele hidratada e saudável.
- Efeito fotoprotector
A vitamina E reduz visivelmente os danos celulares causados pela radiação ultravioleta. Apesar de as moléculas da família da vitamina E poderem absorver a luz no espectro de UVB, a actividade "filtro solar" da vitamina E é considerada como limitada, uma vez que não pode absorver os raios UVA, ou os raios em comprimentos de onda mais elevados no espectro de UVB. Assim, o efeito fotoprotector primário da vitamina E é atribuído ao seu papel como um antioxidante lipossolúvel. Com propriedades anti-envelhecimento e antioxidantes, a vitamina E promove a cura dos danos criados pela excessiva exposição solar.
- Melasma (manchas escuras) - Prevenção e Tratamento
Quando aplicada topicamente nas manchas, a vitamina E estimula a regeneração da pele, promove o seu clareamento e a suavização da pele áspera pela lubrificação das membranas celulares.
- Remoção de cicatrizes
Aplicar vitamina E pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas, auxiliando na sua remoção. Quando é aplicada em cicatrizes de acne ou quaisquer outras formas de cicatrizes causadas devido a algumas contusões, queimaduras, etc., suaviza a pele da área afectada e, ao longo de um período, clareia a marca. A vitamina E acelera o processo de regeneração das células da pele.
- Estrias - Prevenção e Tratamento
A vitamina E é útil na prevenção e tratamento das estrias, ao ter uma papel na formação de colagénio e ao fazer aumentar o crescimento de novas células da pele na área, auxiliando, desta forma, a restaurar as propriedades elásticas naturais da pele.
- Efeitos anti-inflamatórios
A vitamina E tem sido considerada um agente anti-inflamatório na pele, sendo indicada em condições como a psoríase e o eczema.
Além de ter um papel altamente benéfico sobre a pele, a vitamina E ajuda a conservar todas as preparações cosméticas, especialmente se contiverem óleos susceptíveis à oxidação, pois mantém a composição rica em gordura, impedindo o ranço dos óleos e manteigas por radicais livres.


Sem comentários:
Enviar um comentário